Missão

Sambo CE-BR é pessoa jurídica trabalha independente, com parcerias de equipes amadoras e profissionais, entidades ou pessoas físicas. No campo do desporto,treinamento e prática esportiva lúdica.

A nossa garantia de independência consta na lei do esporte.

Somos uma equipe que prepara lutadores amadores e profissionais.

Somos contra a qualquer tipo de monopólio no esporte ou seja em qualquer setor da sociedade, tendo como base o princípio constitucional da liberdade dos indivíduos.

Sambo CE - BR repesenta o Sambo no Ceará...por ser uma empresa cearense desde 2011.E representa o Brasil, pois o Ceará é um estado da republica do Brasil.Qualquer pessoa em território nacional que desejar divulgar , disseminar, praticar o sambo.Tem a nossa simpatia.E caso deseje , a nossa parceria. Não para fins lucrativos mas para o intercambio , a amizade, e a integração entre as pessoas que o esporte proporciona.

"Diga o fraco...sou forte!"


Tarcísio Júnior

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Rádio MuchaLucha

11/23/2013

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V. Oschepkov, um dos criadores do Sambô
V. Oschepkov, um dos criadores do Sambo
Sambo é uma arte marcial recente, criada no início do século XX pelo governo sovietico, com o objetivo de criar um sistema único de combate para toda a união sovietica. Com esse objetivo, o governo russo iniciou uma pesquisa intensa tanto de artes marciais que já existiam em seu território como de artes marciais extrangeira. Os principais oficiais russos responsáveis por essa pesquisa foram  V. Spiridinov e V. Oschepkov. Entre as artes marciais pesquisadas e utilizadas no sambo encontram-se o Boxe, Kung Fu, Savate, Muay Thai, Shuai Jiao, sistemas de combates nativos da russia e o Judô.
A grande influência do Judô no russo se deu através de V. Oshchepkov. Ele foi um dos primeiros extrangeiros aceitos por Jigoro Kano para treinar na Kodokan, sendo que deixou a Kodokan em 1914 (ano em que Maeda, aluno de Jigoro Kano, chega ao Brasil para ensinar aos Gracies), e em 1917 recebeu o segundo dan (na época, do total de cinco) das mãos de Jigoro Kano.
Assim como o Sensei Jigoro Kano, que sempre possuiu um espírito revolucionário e sempre foi um visionário, Oshchepkov seguiu com uma linha de estudo marcial que estimulava a troca de experiências com outras artes marciais, e estimulava os seus alunos a usar outras técnicas conhecidas por eles além das técnicas oficiais da Kodokan.
Oshchepkov fundou em Moscou o departamento de Judô no Instituto de Educação Física e a partir daí, começou a ensinar o Judô na Russia. Para seus alunos, começou a escrever apostilas didáticas, artigos e material com fotos ensinando as técnicas. Mas antes de publicar boa parte do seu material, foi considerado por Stalin um espião japones (e nessa época, o japão era inimigo mortal da União Soviética), foi preso e morreu durante um interrogatório.
Sambo
Sambo
Anatoly Kharlampiev, um de seus alunos, conseguiu reunir o material não publicado de Oshchepkov e resolveu publicar, com algumas mudanças para não ser associado a um “inimigo do povo” (como Oshchepkov  era considerado, por sua relação com o Japão através do Judô). O livro foi publicado em 1940 com o título de “Freestyle Wrestling” e foi considerado o primeiro livro oficial de Sambo na Russia. Em 1949, Kharlampiev publicou outro livro, agora de autoria própria, chamado de “Sambo Wrestling”, fortemente baseado nos arquivos de Oshchepkov. Por conta destas publicações pelo seu esforço, após a morte de Oshchepkov, para divulgar a modalidade esportiva que praticava, é que A. Kharlampiev passou a ser considerado o pai do Sambo.
Nessa época, não pode-se dizer que o Sambo era igual ao Judô aprendido por Oshchepkov. O próprio Oshchepkov permitiu a inserção de elementos de outras artes marciais em seu treino e retirou técnicas que considerava difíceis demais de se aprender, ou muito formais, como os katas. E também graças a troca de conhecimento entre Oshchepkov e Spiridinov, vários outros elementos, tanto de socos, chutes, defesas de armas, etc, foram inseridos. Entretanto, a influência do Judo Kodokan sob o principal dos fundadores do Sambo é nítida tanto historicamente, como esteticamente, na execução das técnicas do sambo até os dias de hoje.

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